Após quase meio século o primeiro investimento privado em trens de passageiros será concluído nos Estados Unidos. O projeto da empresa “All Aboard Florida” conectará as cidades de Miami e Orlando e já consumiu cerca de $ 5 bilhões em recursos. Desde 1960 os investimentos em transporte de passageiros por ferrovias nos EUA era um monopólio das empresas públicas americanas.

All Aboard Florida encomendou 10 trens da fabricante Siemens, porém somente 5 serão colocados para trabalhar inicialmente. A capacidade total com os 10 trens trabalhando será para 356 passageiros.

 

Trem Miami Orlando

 

A previsão de conclusão das obras e inauguração está prevista para meio de 2017. O projeto, conhecido como trem bala da Florida, trará valorização à região, principalmente nas cidades de parada: Miami, Fort Lauderdale, West Palm Beach, Orlando, Jacksonville e Tampa. Outros grandes projetos estão em andamento na região, incluindo o chamado “I-4 Ultimate” (reconstrução da Highway I-4 em Orlando).

Saiba mais sobre o All Aboard Florida: http://www.railjournal.com/index.php/north-america/all-aboard-florida-a-new-approach-for-us-passenger-rail.html