Comunicação assertiva sempre foi uma habilidade importante, principalmente no meio corporativo. O conceito valoriza a comunicação sem rodeios, de forma clara e direto ao ponto. Este conceito evoluiu nos últimos anos.

 

Comunicação Assertiva

Comunicação Assertiva: O novo conceito

A essência do conceito de Comunicação Assertiva permanece a mesma: clareza e firmeza na mensagem. As vantagens são inúmeras, desde a eliminação de ruídos na comunicação até a minimização de conflitos. Porém, enviar a mensagem “crua” e firme para uma outra pessoa pode gerar desconforto, especialmente em mensagens com temas negativos ou tom crítico. Este impacto negativo não é bem vindo em nenhuma situação de convívio social, e deve ser evitado. Neste contexto, o conceito de Comunicação Assertiva evoluiu trazendo também outras características, além da clareza na mensagem. O indivíduo assertivo precisa possuir habilidades que o permitam minimizar o impacto negativo que uma mensagem firme e direta poderia causar na outra parte.

Algumas dessas habilidades são: Uso da empatia, correta expressão corporal, linguagem apropriada, entre outras. Veja neste artigo 9 dicas de como praticar a Comunicação Assertiva dentro do novo conceito